Moluscos

Lebre-do-mar

Nome Científico:

Aplysia dactylomela

Ordem: Anaspidea
Família: Aplysia
  • Localização: cosmopolita, sendo encontrada em quase todos os mares tropicais e temperados quentes 

A cor da lebre-do-mar é muito variável, do cinza claro ao verde e ao marrom escuro. Quase sempre existem grandes anéis pretos no manto.

O comprimento máximo registrado é de 410 mm. 

 É comumente encontrada em águas rasas, poças de maré e substratos rochosos e arenosos, mas também pode ser encontrada se alimentando em leitos de grama marinha . Durante o dia, eles se escondem principalmente sob grandes rochas e em fendas. Eles geralmente ficam em águas relativamente rasas, mas foram encontrados a uma profundidade de até 40 m.

 

Anêmona gigante

Nome Científico:

Condylactis gigantea

Ordem: Actiniaria
Família: Actiniidae
  • Localização: ocorre no Brasil, recifes de corais e outras áreas costeiras rasas do Mar do Caribe e do Oceano Atlântico Ocidental, incluindo o sul da Flórida, nos Estados Unidos.

 É uma espécie tropical de anêmona-do-mar e está entre as maiores que ocorrem no Brasil, atingindo cerca de 25 cm de diâmetro, em média.

A anêmona pode atingir até 40 cm de diâmetro, com 15 cm de altura e 30 cm de largura. Em forma de coluna, pode exibir variadas cores: alguns apresentam a coluna rosada, outros serão brancos, azuis claros, laranjas, vermelhos pálidos ou castanhos claros. 

Cassis tuberosa

Nome Científico:

Cassis tuberosa

Ordem: Littorinimorpha
Família: Cassidae
  • Estado de Preservação: Pouco preocupante
  • Localização: desde a Carolina do Norte até a Flórida e região do Caribe ao Brasil, onde é encontrado do Pará ao Espírito Santo. 

é um gastrópode marinho, normalmente de vida solitária. São carnívoros, predadores especialistas em equinóides (estrelas e ouriços-do-mar). Habitam tanto áreas de praias quanto ambientes recifais alternando os itens da sua dieta em relação ao habitat onde vive, ou seja, essa espécie apresenta um papel ecológico importante, pois desenvolve função importante no ambiente ao se mostrar eficiente no controle das populações de suas presas. 

Ouriços-do-mar, segundo pesquisas, são os principais responsáveis pela bioerosão de recifes caribenhos, sendo responsáveis por 75% do percentual de bioerosão destes recifes. 

 

Polvo

Nome Científico:

Octopus vulgaris

Ordem: Octopoda
Família:

São animais de médio e grande porte, podendo atingir 160 cm de comprimento e um peso até mesmo superior, a 10 Kg. A coloração do polvo é muito variável (acinzentada, acastanhada ou avermelhada) dependendo do estado do animal.

Alimentam-se de uma grande variedade de presas, embora a sua preferência recaia nos crustáceos (especialmente caranguejos), seguindo-se os moluscos e por fim os peixes.

Os polvos podem aproveitar pequenas fendas e buracos existentes nas rochas para se protegerem ou esconderem de possíveis predadores.